Equipe da 3M do Brasil visita as instalações do CCB

No dia 20 de setembro,  o CCB recebeu a visita da equipe da 3M do Brasil, cujo objetivo foi  apresentar a demanda por adesivos colantes eficientes para colocação de Placas Cerâmicas.

Recepcionados pelo  gerente de Design, Marcos Serafim e de Certificação Marcelo Caridade, e acompanhados pelo consultor da Anfacer, Anderson Vieira, estiveram presentes: Jefferson C Denofrio, Anatoli Ivanov Junior, Fernando Bonfim, Vanessa de Sousa Valerio e Felipe Bizarria.

Sustentabilidade foi foco de palestra realizada pela Anfacer no CCB

Palestra fez parte da iniciativa Anfacer + Sustentável ministrada por Amanda Neme

Nesta segunda-feira (16), aconteceu no Centro Cerâmico do Brasil (CCB) a palestra sobre “Sensibilização: Avaliação de Ciclo de Vida”, ministrada por Amanda Neme, da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer).

A palestra faz parte  da iniciativa Anfacer + Sustentável em parceria com o CCB que tem o objetivo de acompanhar o amadurecimento das empresas do setor cerâmico, com relação à incorporação de critérios de desenvolvimento sustentável na estratégia de negócios.

De acordo com Amanda, o CCB, sendo o principal certificador de análises do setor cerâmico, irá criar toda a base de sustentação do programa. “Para termos perenidade setorial e competitividade, temos que ampliar a visão de negócios, incorporando a sustentabilidade dento do plano de negócios e criar valor não só econômico, mas olhar para o valor social e ambiental, a fim de reduzir o impacto e aprimorando nossa competitividade. Assim, teremos um futuro e um crescimento sustentável dentro da indústria”, explicou.

 Sobre a Anfacer + Sustentável

Através dessa iniciativa, que visa  agregar o valor ambiental e social ao negócio, ao mesmo tempo gerando resultados econômicos, as empresas brasileiras reforçam a sua liderança global e ganham um diferencial competitivo e criam valor compartilhado nos mercados nacional e internacional.

Um dos seus objetivos é medir a pegada ambiental do setor, analisando o impacto em vários aspectos envolvendo a análise do ciclo de vida de matéria prima, água, energia, emissões, resíduos e transportes, por meio  de um inventário das emissões de carbono para melhorar a gestão e ajudar o Brasil a atender o protocolo de Paris.

“É um caminho sem volta e, junto com a Anfacer, vamos implementar essa sistemática para que, no futuro, tenhamos um padrão da indústria nacional”, disse a superintendente do CCB, Ana Paula Menegazzo reforçando sobre o desafio positivo que virá pela frente.

 

 

 

 

 

CCB abre inscrições para novos treinamentos em outubro

Dando continuidade aos treinamentos realizados neste ano, o Centro Cerâmico do Brasil (CCB), por meio do CCB Capacita, responsável por promover diversos treinamentos na área destinados a engenheiros civis, arquitetos, gerentes e analistas de qualidade e de suprimentos de construtoras, está com inscrições  abertas para novas datas em outubro.

No dia 14, das 8 horas às 17 horas, acontecerá o treinamento “Assistência Técnica e Patologias no Sistema Revestimento Cerâmico” ministrado pela consultora Cláudia Gilbertoni,  que abordará: Conceito do Sistema Revestimento Cerâmico;
Propriedades das Placas Cerâmicas;
Identificação nas Embalagens – Portaria;
Especificação; Métodos de Assentamento do Revestimento Cerâmico;
Análise de Patologias;
Assistência Técnica – Procedimentos e Cuidados;
Relatório de Vistoria;
Técnicas de Atendimento ao Cliente;
Código de Defesa ao Consumidor – CDC e apresentação de estudo de casos.

No dia 28,
das 8h30 às 12h30, o gerente de Laboratório do CCB, Fernando Silva,  ministrará o treinamento  “Determinação da Absorção de Água e Propriedades Associadas pelo Método a VÁCUO de acordo com as normas ASTM C373-18 e ISO 10545-18 / 3” que falará sobre preparação de amostras;

execução de ensaio;
análise dos resultados.

As vagas são limitadas e os treinamentos serão oferecidos no próprio CCB mediante um número mínimo de participantes. Quem quiser participar poderá enviar interesse para o e-mail [email protected].

 Sobre os palestrantes

Claudia Gilbertoni possui graduação em Engenharia de Materiais – Ênfase em Materiais Cerâmicos pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (PPG-CEM – Nota 7 pela CAPES). Realizou pós-doutorado (bolsista de Pós-doutorado (PNDP-Linha 1 – Finep)) no Centro Cerâmico do Brasil.Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais Cerâmicos, principalmente nos seguintes temas: grês porcelanato, revestimentos cerâmicos, cerâmica, fluxo viscoso e tonalidade em revestimentos cerâmicos. Atua também na área de gestão da qualidade, tendo conhecimento das normas de placas cerâmicas e da série ISO 9001. É perita judicial na área de revestimentos cerâmicos. Professora universitária desde 2010, ministrando aulas nas faculdades: FAAL, CBTA e Uniararas/FHO. Atualmente é consultora de projetos e assistência técnica do Centro Cerâmico do Brasil.

Fernando Silva é formado pela Faculdade INED – Tecnologia em Gestão da Produção Industrial (2010) e pelo SENAI – Manoel José Ferreira – Eletricista de Manutenção (2006). Hoje, é responsável por coordenar e treinar equipe interna do CCB nas atualizações de normas; ferramentas da qualidade e 5S e responsável também por atendimento técnico, elaboração e negociação de propostas de novos contratos, reuniões de revisão e elaboração de normas e portarias regulamentadoras do setor da construção civil junto do Inmetro, ABNT e outras certificadoras e pela revisão de procedimentos e formulários do sistema de gestão da qualidade.

 

 

 

 

CCB participa de reunião em Bologna

O gerente de Certificação do CCB, Marcelo Dias Caridade, esteve na Itália em setembro  para realizar auditorias e aproveitou a ocasião para uma reunião no CCBBologna que discutiu alguns assuntos.

Entre eles o alinhamento do modelo de Certificação de Produto europeia (marca UNI) e brasileira, que segundo ele, embora existam algumas diferenças, o esquema é muito semelhante com auditorias e amostragens periódicas; os procedimentos de ensaio e especificações da norma ISO 13006 e ISSO 10545 e ajustes no procedimento de amostragem nas empresas italianas que exportam para as empresas brasileiras certificadas.

Participaram da reunião Luciano Marescalchi e Pietro Bruzzi.

Confira os vencedores do 7° Prêmio Nacional ASPACER de Design

Dezenas de pessoas estiveram presentes no 7° Prêmio Nacional ASPACER de Design, que aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro, na Aspacer, com o apoio do CCB.

Ao todo, 39 profissionais de todo o país participaram da premiação que foi dividida nas categorias fabricante: pastilhas e peças especiais, porcelanato e via seca; categoria fornecedores, categoria conceito e esse ano, a mais nova categoria, estudante.

Dentre os participantes, os que se classificaram em 1º e 2º lugares, foram contemplados com valor em dinheiro e um troféu. Apenas aos estudantes vencedores, ao primeiro colocado, foram concedidos premiação em dinheiro e troféu, para o 2º, 3º e 4º colocados, menção honrosa.

De acordo com o gerente de Design do CCB e presidente do Júri, Marcos Serafim, “esta adição do tema neste ano contribuiu para o desenvolvimento de projetos com uma preocupação à pesquisa conceitual, o que foi perceptível o envolvimento dos participantes na pesquisa mais aprofundada do tema”, disse.

Veja a classificação:

Via Seca

1º lugar – Miguel Felippe Capobianco – Cerâmica Formigres

2º lugar – Isabella Almeida – Cerâmica Almeida

Porcelanato

1º lugar – Clovis Ferrari Ferreira – Delta Porcelanato

2º lugar – Luis André da Silva – Cerâmica Portobello

Pastilhas e Peças Especiais

Juliano Souza – Cerâmica Atlas

Conceito

1º lugar – Gabriela Luiza Lopes da Silva – Cerâmica Savane

2º lugar – Guilherme Daros Uggioni – Empresas Icon

Fornecedor

1º lugar – Caio Vinícius Batista – Ferro Enamel Brasil

2º lugar – Caroline Maria Mistro – Torrecid Group

Estudante

1º lugar – Giulia Defavare – Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep

2º lugar – Miguel Arcanjo Lahr – Faculdade de Administração e Artes de Limeira – FAAL

3º lugar – Lorenzo Mesas Castells – Faculdade de Administração e Artes de Limeira – FAAL

4º lugar – Carolinna Morente Bellucci – Faculdades Asser – Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro

Quem foram os jurados:

Júri técnico

Arnaldo Canavesi – Sócio-diretor da Grantec

Paulo Sérgio Gonçalves – engenheiro de materiais, coordenador técnico no Senai Rio Claro, responsável pelo Núcleo de Tecnologia Cerâmica

Fábio Melchiades – diretor técnico do CRC – Centro de Revestimentos Cerâmicos

Júri – categoria estudante:

Renata Rigatto – designer

Ramon Gutierrez – marketing e qualidade da Cerâmica Formigrês

Jonas – designer da Torrecid do Brasil

Symone Tezotto Sanches – designer da Smaltceram

 Júri qualificado:

Carlos Marcelo Teixeira – arquiteto da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Valdemar Krepischi – sócio proprietário da Krepischi e membro do G11 – Alimac (Associação de Lojas e Indústrias de Material de Construção).

Osmar Martins- diretor da Dicico do Departamento de Material de Construção e Revestimentos Cerâmicos

Silvana Carminatti – presidente da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores

Greice Kishimoto – design da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Beth Bridi – jornalista e editora da Revista Anamaco

Mônica Frandi – arquiteta e urbanista, coordenadora do curso de Arquitetura da Faculdade ASSER Rio Claro e diretora do Arquivo Público de Rio Claro.

Fonte: Aspacer

CCB apresenta estudo na 8ª Reunião da ABNT/ CE-002:109.010

Nesta quarta-feira de manhã (04/09), representando o CCB, o engenheiro Maurício Resende apresentou um estudo voluntário para auxiliar a Comissão de Estudos e o setor da Construção Civil, na 8ª Reunião da ABNT/ CE-002:109.010, realizada em São Paulo.

A ABNT, como único Foro Nacional de Normalização, mediante a demanda de revisão da norma de assentamento cerâmico, criou a CE-002:109.010 – Comissão de Estudo Projeto e Execução de Revestimentos em Placas Cerâmicas , para discutir e revisar, por consenso, regras, diretrizes ou características para o referido assunto.

Começou o 8º Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos

Começou  hoje (03), e vai até amanhã, o 8º Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos promovido pela Aspacer e com o apoio do CCB. o Evento reune designers e profissionais do setor durante os dois dias na sede da entidade.

O tema deste ano é “Modernidade Líquida e os Desafios para o Design” que, segundo o gerente de Design do CCB e mediador do Fórum, Marcos Serafim, foi pensado para trazer ao setor pensamentos e posições de mercado onde o design é protagonista e nesse contexto discutir como setor pensa sobre as mudanças que estão vindo. “Dentro disso buscamos pessoas que pudessem falar dessas mudanças e da liquides nas relações de consumo e como nós desenvolvedores se encaixamos nisso”, disse.

Compuseram, além de Serafim, a mesa de abertura do evento, o presidente da Aspacer, Valmir Severino Carnevali e o vice-presidente do Conselho Administrativo da Anfacer, Benjamim Ferreira Neto.

Quem abriu as palestras dessa edição, foi o filósofo Jelson Oliveira, que falou sobre Modernidade Líquida e os desafios do Design. O primeiro painelista a se apresentar trouxe para o público reflexões sobre as demandas de consumo e relações pessoais com base nas mudanças que ocorrem dentro das instituições parentais. “Se a gente comparar a modernidade de hoje podemos dizer que há uma mudança no que diz respeito as referências, ou seja, as instituições sociais como família, emprego, estado e escola, estão em crise e sofrendo mudança. E o que marca nosso tempo é liquides ondeas referências são diluídas e a gente fica sem um lugar central para olhar e entramos agora na era da comparação”, destacou.

Toda a programação do primeiro dia, bem como do segundo pode ser vista no link do site da Aspacer: http://www.aspacer.com.br/2019/09/02/conheca-quem-sao-os-painelistas-do-8o-forum-de-design-para-revestimentos-ceramicos/

 

7º Prêmio Nacional Aspacer de Design

Amanhã (04), a partir das 19 horas, acontecerá também o 7º Prêmio Nacional Aspacer de Design,  na própria sede. O autor do painel com a maior pontuação, ganhará uma viagem para o Salão do Mobiliário de Milão, evento que acontece em abril do ano que vem.

Ao todo, 39 painéis de todo o país participam desta edição do Prêmio. Todos estão disponíveis para visitação na Galeria ASPACER, localizado no prédio da Associação.

O júri especializado, responsável pela avaliação dos painéis, foram: Carlos Marcelo Teixeira – arquiteto da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Faculdae de Arquitetura e Urbanismo, Valdemar Krepischi – sócio-proprietário da Krepischi e membro do G11 – Alimac (Associação de Lojas e Indústrias de Material de Construção), Osmar Martins – diretor da Dicico do Departamento de Material de Construção e Revestimentos Cerâmicos, Silvana Carminatti – presidente da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores, Greice Kishimoto – design da Universidade Presbiteriana  Mackenzie – faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Beth Bridi – jornalista e editora da Revista Anamaco e Mônica Frandi – arquiteta, urbanista e coordenadora do curso de Arquitetura da Faculdade Asser Rio Claro e diretora do Arquivo Público de Rio Claro.

 

Fonte: Aspacer

Líderes de equipe do CCB finalizaram curso de Liderança e Gestão 4.0

Na última segunda-feira (2), ocorreu a finalização do Curso Liderança e Gestão i 4.0 no CCB.

Foram três meses de curso aos líderes de equipe do CCB que aprenderam sobre a liderança no mundo i 4.0, com foco nas softs skills essenciais para a atuação do líder no presente e no futuro.

O Instituto ISI INFINITY (Limeira-SP) foi responsável pelo curso e foi ministrado pela Profa. Dra. Yeda Oswaldo, Prof. Ms. Walter Camuri e Profa. Ma. Elaine Dias, todos com experiência em cargos de liderança e gestão que puderam compartilhar suas experiências com os participantes, sem descuidar da forte base didático-científica. São os chamados “doutores empreendedores”.

Os participantes gostaram bastante do resultado. Segundo a superintendente do CCB, Ana Paula Menegazzo, “a didática trouxe as ferramentas e o conteúdo de forma prática, suave e com muita clareza.”. Para o gerente de Design e Inovação, Marcos Serafim, “o aprendizado será empregado nos desafios diários por meio de práticas factíveis”.

O curso finalizou com a entrega do certificado e um coffee que ocorreu no próprio CCB.

Fonte: ISI Infinity