Superintendente participa de reunião sobre novo marco regulatório

A superintendente do CCB, Ana Paula Menegazzo, esteve na última sexta-feira (26/o4),  na ABRINQ, em São Paulo, participando da reunião sobre “Declaração do fornecedor – novo marco regulatório”.

O objetivo da reunião foi de encontro às notícias preocupantes sobre o tema. Quem esclareceu sobre o assunto foi o novo diretor substituto da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), Gustavo Kuster.

Inscrições abertas para o curso “Adequação dos ensaios voltados ao processo de certificação para a ISO 10545”

Dando continuidade aos cursos e treinamentos que o CCB vai oferecer durante todo o ano, no dia 22 de maio, será a vez do tema “ISO 10545- Adequação dos ensaios voltados ao processo de certificação”, das 8 horas às 17 horas, na sede do CCB.

Serão abordadas as principais mudanças com a revisão da norma NBR 13.818/97 para ISSO 10545 nos ensaio de análise visual, absorção de água, carga de ruptura, abrasão superficial, abrasão profunda, gretamento, manchamento, ataque químico, expansão por umidade e dimensional; sobre as mudanças em materiais equipamentos; mudanças da preparação dos corpos de prova e mudanças no método de execução de ensaio.

De acordo com o gerente do LabCCB, que irá ministrar o curso, Fernando das Dores Silva, o principal objetivo é manter os inscritos atualizados com as mudanças nos métodos de ensaios que estão por vir. “ Com a adoção da ISO ,alguns ensaios têm poucas mudanças, porém, alguns, como o de absorção de água, muda-se completamente a metodologia, o dimensional, mas as tolerâncias são as mudanças mais impactantes”, falou.

O curso, no entanto,  não visa ensinar a fazer o ensaio, mas atualizar os profissionais sobre as mudanças nos métodos. “É fundamental que os profissionais e empresas se mantenham atualizados, para antecipar as adequações da estrutura laboratorial e produto”, reforçou.

Podem participar profissionais da área da qualidade cerâmica.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail [email protected].

 

SERVIÇO

Curso ISO 10545- Adequação dos ensaios voltados ao processo de certificação

Data: 22 de maio de 2019

Horário: 8 horas às 17 horas

Local: Centro Cerâmico do Brasil (Rua Roque Cecagno, esquina com Avenida Eduardo Cocco, s/nº, Jd. D’Itália II – Santa Gertrudes/SP)

Valor: R$ 290,00

Inscrições: [email protected]

 

Inscrições abertas para o curso de Assistência Técnica e Patologias no Sistema Revestimento Cerâmico

 

Curso oferecido pelo CCB acontecerá dia 6 de maio

Com o objetivo de auxiliar a capacitação de técnicos e funcionários do setor da indústria da construção civil à respeito da qualidade da cerâmica, o Centro Cerâmico do Brasil (CCB) está com inscrições abertas para o curso “Assistência Técnica e Patologias no Sistema Revestimento Cerâmico”, que acontecerá no dia 6 de maio, das 8 horas às 17 horas, na sede do CCB, em Santa Gertrudes.

O curso vai abordar os tópicos Conceito do Sistema Revestimento Cerâmico; Propriedades das Placas Cerâmicas; Identificação nas Embalagens – Portaria; Especificação; Métodos de Assentamento do Revestimento Cerâmico; Análise de Patologias; Assistência Técnica – Procedimentos e Cuidados; Relatório de Vistoria; Técnicas de Atendimento ao Cliente; Código de Defesa ao Consumidor – CDC e Apresentação de Estudo de Casos.

De acordo com a consultora do CCB que vai ministrar o treinamento, Claudia Gibertoni, este curso pretende agregar conhecimentos para os profissionais que já tenham um conhecimento a respeito de produtos cerâmicos. “O aluno terá uma visão geral dos principais ensaios realizados em placas cerâmicas e serão apresentadas as principais patologias que podem ocorrer no sistema revestimento cerâmico. O profissional terá informações de como atuar na área de assistência técnica pós-venda das empresas cerâmicas”, disse Claudia reforçando que o aluno poderá ampliar a sua área de atuação no ramo cerâmico, podendo atuar na área de assistência técnica pós-venda.

Serviço

Curso: Assistência Técnica e Patologias no Sistema Revestimento Cerâmico

Data: 6 de maio

Local: Centro Cerâmico do Brasil (CCB)

Horário: 8h às 17h

Investimento: R$290,00

Inscrições: Enviar interesse para [email protected]

 

 

CCB contribuirá com o programa Anfacer mais sustentável

Nesta semana, a equipe do CCB se reuniu com Amanda Neme,  do departamento da Qualidade e Sustentabilidade da Anfacer, para tratar sobre a “Iniciativa Anfacer + Sustentável”, que foi lançada durante a 17a Expo Revestir.

O objetivo da iniciativa é estimular e orientar a gestão para o desenvolvi­mento sustentável no segmento de cerâmica para revestimento.

A nova visão estratégica setorial é alicerçada na sustentabilidade e associada à inovação do setor e o  CCB será responsável pela capacitação dos profissionais das empresas entre os processos de certificação.

Sobre o projeto

A Iniciativa Anfacer + Sustentável se valeu, até o momento, de duas ferramentas importantes. A primeira é a Análise de Ciclo de Vida Setorial (ACV) e a segunda, o Inventário de Emissões do Setor. A ACV avalia os impactos ambientais causados pelo processo de produção do revesti­mento cerâmico e o Inventário de Emissões do Setor, por sua vez, é uma ferramenta que permite medir as emissões de gases de efeito estufa e tomar medidas de redução e mitigação. O programa também pretende estimular a inovação setorial perante as demandas da sustentabilidade, fomentando assim, soluções disruptivas e a competitividade do setor.

Empresa peruana vista as instalações do CCB e busca parcerias

De 1 a 5 de abril, a representante do Grupo Celima, empresa de produtos cerâmicos do Peru, Marlene Chauca, esteve no CCB conhecendo as instalações e discutindo possíveis parcerias.

De acordo com o gerente Técnico do LAbCCB, Fernando das Dores Silva, cuja equipe acompanhou a visitante, “a vinda dela foi positiva e abriu boas expectativas de negócios, que serão estudadas por ambas as partes”.

CCB recebe novo equipamento para calibrar o PEI

Chegou nesta semana o novo equipamento para identificar vidro float (não visualizado a olho nu), que será utilizado para calibrar o PEI (resistência à abrasão).

Trata-se de uma câmara escura ultravioleta que permitirá a realização de mais um serviço prestado pelo CCB.