Norma de Desempenho será tema de palestra do CCB na 3ª Capacita Arquiteto e Urbanista

Evento acontecerá em Guarulhos de 7 a 11 de agosto e tem como grande apoiadora, a Anfacer

De 7 a 11 de agosto, o Centro Cerâmico do Brasil (CCB), a convite da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) participa em Guarulhos da terceira edição do “Capacita Arquiteto e Urbanista”, semana de capacitação profissional que promove workshops, oficinas e cursos gratuitos, com discussões sobre pontos exclusivos da profissão, atualizações sobre temas de interesse e novidades nas diversas áreas de atuação e suas atribuições técnicas, a fim de fomentar o conhecimento, a criatividade, inovação e dinamismo nas práticas e conhecimentos de Arquitetura e Urbanismo.

No segundo dia de evento (8 de agosto), o engenheiro do CCB, Mauricio Resende, ministrará a palestra “Norma de Desempenho – Requisitos específicos para as placas cerâmicas”, das 15h30 às 17 horas, no Teatro Adamastor, Sala Cine Clube (Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos – SP).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: https://credencial.imasters.com.br/capacita-arquiteto-e-urbanista-guarulhos.

CCB é parceiro em mais uma edição do Prêmio Nacional Aspacer de Design

Evento acontecerá simultaneamente ao 6º Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos, em agosto.

Nos dias 6 e 7 de agosto a Aspacer, em parceria com o Centro Cerâmico do Brasil (CCB), realiza um dos eventos mais importantes da área de inovação e design cerâmico do país: o 5º Prêmio Nacional Aspacer de Design, que acontece simultaneamente ao 6º Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos, com os melhores temas dos últimos tempos na área de inovação e design.

O Prêmio contará com a participação de empresas de todo o país. Desde sua criação, o principal objetivo do Prêmio é descobrir e estimular os novos talentos da área de criação das indústrias cerâmicas e incentivar a inovação de produtos, valorizando o trabalho desenvolvido por esses profissionais. Esse é o único evento no país voltado a promoção e desenvolvimento de novos revestimentos cerâmicos e que premia o criador do painel com a maior pontuação com uma viagem para o Salão do Mobiliário de Milão. Os concorrentes ao Prêmio são necessariamente, funcionários responsáveis pelos setores de criação e desenvolvimento de produtos de indústrias cerâmicas e fornecedores. Este ano 60 trabalhos, de 32 empresas estão concorrendo e a ASPACER inseriu uma nova categoria: a Conceito. “Os painéis participantes passarão pela avaliação de um grupo de jurados especializados, que farão a votação de diversos critérios, de acordo com as categorias. Os critérios de avaliação que serão levados em consideração na nova categoria, a Conceito, serão: impacto visual, apresentação e acabamento, criatividade, inovação e memorial descritivo. É uma categoria que permite a liberdade na criação”, destaca Maria Fernanda Rodrigues dos Santos, coordenadora do Prêmio Nacional ASPACER de Designer.

As empresas inscritas que estão concorrendo ao Prêmio, de acordo com as categorias, são: Conceito: Cerâmica Elizabeth Sul, Cerâmica Urussanga S/A (Ceusa), Grupo Cristofoletti, Incenor Indústria Cerâmica, Indústria Cerâmica Fragnani, Massima Revestimentos Cerâmicos, Grupo Rocha, Lef Pisos e Revestimentos, Grupo Cedasa, Cerâmica Incopisos, Cerâmica Porto Ferreira, Cerâmica Savane, Cerâmica Lanzi, Cerâmica Strufaldi, Cerâmica Villagres, Tecnogres Revestimentos Cerâmicos, Torrecid do Brasil e NGK do Brasil.

Fornecedor: Smalticeram, Icon Estampos E Moldes, Torrecid do Brasil, Procer Industria Química, Vidrados e  Endeka. Pastilhas e Peças Especiais: Cerâmica Lanzi, Cerâmica Urussanga, Gressit Revestimentos, Incenor Indústria Cerâmica, Indústria Cerâmica Fragnani, Massima Revestimentos Cerâmicos, Santa Fabrica de Ladrilhos, Tecnogres Revestimentos Cerâmicos, Cerâmica Jatobá, Eliane Revestimentos Cerâmicos e Cecrisa Revestimentos Cerâmicos. Porcelanato: Cerâmica Elizabeth Sul, Cerâmica Lanzi, Cerâmica Urussanga, Cerâmica Villagres, Delta Indústria Cerâmica, Grupo Cristofoletti (Realce Porcelanato), Indústria Cerâmica Fragnani, Massima Revestimentos Cerâmicos, Tecnogres Revestimentos Cerâmicos, Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, Lef Pisos e Revestimentos, Portobello, Eliane Revestimentos Cêramicos, Cecrisa Revestimentos Cerâmicos e Cerâmica Porto Ferreira.

Via Seca: Cerâmica Almeida, Grupo Cristofoletti, Incenor Indústria Cerâmica, Indústria Cerâmica Fragnani, Grupo Rocha, Lef Pisos e Revestimentos, Grupo Cedasa, Incopisos Indústria e Comércio, Cerâmica Formigrês e Cerâmica Savane.

O julgamento acontecerá no dia 7 de agosto e será feito em etapa única, levando em consideração a paginação apresentada observando os seguintes critérios: originalidade; impacto visual; apresentação e acabamento; criatividade; memorial descritivo; tendência e inovação e potencial comercial e industrial. A divulgação e premiação serão realizadas no dia 8, durante o Coquetel de Encerramento do Fórum Nacional de Design.

O designer responsável pelo painel que obtiver a maior pontuação total será premiado com uma viagem para o Salão do Mobiliário em Milão, com as despesas de passagens aéreas, traslados, acomodação em hotel quatro estrelas e apartamento duplo, café da manhã, três ingressos para a feira e programação para as visitas técnicas.

Fonte: Assessoria Aspacer

CCB realiza treinamento de assistência técnica e atendimento na Incenor Bahia

Com o objetivo de oferecer aos coordenadores da qualidade, assistentes técnicos e gerentes técnicos a apresentação das normas ABNT NBR 15575-3 e ABNT NBR 15575-4, relatando todos os requisitos e critérios utilizados na avaliação de sistemas de pisos e vedações verticais, apresentando as técnicas de atendimento ao cliente e assistência técnica voltada para a indústria de placas cerâmicas, o CCB realizou, no início do mês, o treinamento de Assistência Técnica e Atendimento ao Cliente para a Incenor, Indústria Cerâmica do Nordeste, Dias d’Ávila, na Bahia.

O treinamento foi ministrado pelo engenheiro do CCB, Mauricio Resende.

CCB oferece palestras voltadas à Engenharia Civil

Associações de Engenharia da região podem programar a sua

 O Centro Cerâmico do Brasil (CCB) está ampliando a sua área de atuação. Além de ser um laboratório certificador de qualidade, agora também está investindo na área da construção civil.

Pensando nisso, com o intuito de disseminar essa nova área de atuação, o CCB oferecerá, gratuitamente, neste segundo semestre, às Associações de Engenharia Civil da região, palestras técnicas de diferentes assuntos voltadas ao controle de qualidade em obras, revestimento de argamassa, revestimento cerâmico em fachada, revestimento cerâmico interno, norma de desempenho – NBR 155575, patologia em revestimento de fachada etc.

De acordo com o consultor do CCB que será responsável pelas palestras, Mauricio Marques Resende, o objetivo do CCB é disseminar e reciclar o conhecimento para os associados e profissionais da engenharia. “Essas palestras terão como foco a correta especificação e aquisição dos materiais de construção civil e a correta execução, o controle de execução e aceitação dos diferentes sistemas construtivos. Para isto, serão fundamentadas nos requisitos e critérios das normas técnicas da ABNT e internacionais”, disse.

 Sobre o palestrante

Resende é engenheiro civil formado pela UFMG, mestre em construção civil pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui experiência em desenvolvimento de sistemas construtivos, controle de qualidade de materiais de construção civil (atuou por 8 anos como gerente técnico da Falcão Bauer), treinamentos sobre qualidade, propriedade dos materiais de construção civil, projeto de revestimentos e de vedações verticais (palestrante de cursos de diversas associações, por exemplo, ABCP). Atualmente é consultor técnico do CCB e professor da disciplina de graduação e mestrado da Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

Palestras

– Execução e Controle de Revestimento Cerâmico Fachada Aderida

– Execução e Controle de Revestimento de Argamassa de Fachada

– Patologia de Revestimento de Fachada

– Especificação de revestimento cerâmico

– Norma de Desempenho: Principais Questionamentos

Para interesse em agendar alguma dessas palestras, entrar em contato através do e-mail: [email protected]

O palestrante e engenheiro do CCB, Mauricio Resende

 

 

Superintendente do CCB realiza apresentação sobre ensaios dimensionais no Canadá

De 28 a 30 de junho,  a delegação brasileira esteve representando o Brasil na reunião do ISO/TC 189, que aconteceu em Montreal, no Canadá.
A superintendente do CCB,  Ana Paula Menegazzo, esteve presente e realizou sua apresentação sobre a ISO/TC 189 referente aos resultados da nova metodologia de ensaios com braço a laser para a medição das características geométricas de placas cerâmicas em grandes formatos, que foram realizados pelo CCB, em parceria com as empresas Hexágon e Faro.

Segundo Ana Paula, os resultados apresentados foram vistos com entusiasmo pelos representantes dos demais países.

Foto oficial de todas as delegações que estão participando da reunião do Comitê Técnico ISO/TC 189, que acontece nesta semana em Montreal, no Canadá!
Laura Paiva da Anfacer e Ana Paula Menegazzo, do CCB