Participantes de evento sobre base mineral da Aspacer visitam o CCB

Na última quarta-feira (20), os participantes do XVI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e do XIII Encontro do Comitê Temático RedeAPLMineral, realizado pela Aspacer, encerraram os eventos visitando os laboratórios do CCB, orientados com explicações da equipe.

De acordo com o docente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Marcondes Mendes, ele conhecia o CCB somente pela internet. “O que me impressionou foi que laboratórios são de alta tecnologia e entendi a importância da entidade,  porque os testes precisam ser feitos dos materiais que serão utilizados na construção para dar segurança, também, ao consumidor”, disse.

Além do CCB, dentro da programação, os participantes também visitaram o Instituto de Geociências – Museu Heinz Ebert / Museu de Paleontologia e Estratigrafia da Unesp em Rio Claro.

O foco dos eventos realizados pela Aspacer foi o debate sobre os desafios Inovativos para o desenvolvimento sustentável.

 

 

Nova prensa do CCB permite ensaios de compressão de paredes

 

O Centro Cerâmico do Brasil (CCB) está apto para atender novos ensaios na área de alvenaria e Desempenho para Edificações Habitacionais.

O novo pórtico possibilitará a realização de ensaios para determinação da resistência à compressão de paredes e pequenas paredes de alvenaria, realizados conforme as Normas NBR 15812-3 (ABNT, 2017), Alvenaria estrutural – Blocos cerâmicos e, NBR 16522 (ABNT, 2016), Alvenaria de blocos de concreto. Além desses ensaios voltados para área de alvenaria, a utilização do pórtico também tornará possível a realização de ensaios de resistência à compressão com carga excêntrica realizados conforme a Norma: NBR 15575-2 (ABNT, 2013) – Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais.

A realização desses novos ensaios amplia o campo de atuação do Centro Cerâmico do Brasil, permitindo uma contribua de maneira mais efetiva para o desenvolvimento do setor da construção civil.

O CCB possui um amplo e moderno laboratório de ensaios de produtos e sistemas construtivos, com pessoal altamente qualificado, sendo acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.

Atualmente, o LabCCB faz parte da Rede de Desempenho em Edificações Habitacionais, formada pelos mais importantes laboratórios do país que formam uma rede de ICT’s para apoio às empresas na adequação da Norma de Desempenho NBR 15.575/13, por meio do Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC).

Veja mais sobre os ensaios realizados pelo CCB no site: http://www.ccb.org.br

Certificação CCB participa do 48o Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha

O gerente de Certificação do CCB, Marcelo Caridade participou, nos dias 23 a 25 de outubro, do 48o. Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, realizado em Foz do Iguaçu.

Especialistas de diversas áreas do conhecimento abordaram questões relacionadas ao setor cerâmico. Foram seis palestras e dois minicursos. Entre os temas que foram discutidos nas palestras, estão questões como mercado, sistemas construtivos, eficiência energética, tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Alunos de Engenharia Civil da Uniararas vistam o CCB

Visita fez parte da disciplina de Materiais de Construção Civil

 Alunos do curso de Engenharia Civil da Uniararas visitaram as instalações do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), na última quinta-feira (31).

A visita técnica fez parte da disciplina de Materiais de Construção Civil da docente e consultora técnica do CCB, Claudia Gibertoni.

Eles puderam conhecer os laboratórios e os trabalhos desenvolvidos pela equipe.

De acordo com o aluno Pedro Pereira Júnior, do sexto período do curso, a experiência foi válida. “A começar pelos funcionários e o pessoal dos laboratórios que foram atenciosos e se dispuseram a explicar a maioria dos procedimentos e a empregabilidade dos mesmos. O fato das próprias empresas procurarem o CCB, mostra a importância e a seriedade da entidade e também das empresas em buscarem a melhoria do seu produto, e ter um lugar onde se possa fazer tantos testes importantes”, falou o aluno reforçando que se atentou mais ao ensaio de PEI (teste de resistência). “ A parte que mais gostei foi a da parede construída que simula o que aconteceria mesmo na prática”, finalizou.