CCB já está apto para estudar placas a partir de escaneamento a laser

O Centro Cerâmico do Brasil (CCB) busca sempre inovar seus métodos de ensaio para estar em conformidade com as tecnologias mais atualizadas e demandas do setor de revestimentos cerâmicos.

Sendo assim, está apto a estudar as placas cerâmicas a partir de escaneamentos das mesmas, através de um novo equipamento a laser que possibilita analisar os diversos tipos de relevo que a placa pode conter, aplicando recursos gráficos.  “Além dos relevos podemos analisar a movimentação das placas, a curvatura central e o empeno por comparação a um plano médio, mostrado graficamente através de cores e vetores”, disse a assistente de Projeto do CCB, Janaína Ticiano. Segundo ela, a equipe do CCB está continuamente trabalhando para uma melhor aplicação do equipamento, que também  auxilia em estudos como o de carregamento e planicidade. “Estamos abertos a mostrar e explicar o equipamento para todos”, disse.

 

Sobre o braço a laser

O CCB, com o apoio da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer)  e da Associação Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), adquiriu o equipamento braço tridimensional a laser FARO EDGE, que possibilitará uma ampla pesquisa tecnológica para o desenvolvimento de uma nova metodologia de ensaio para a medição das características dimensionais de placas cerâmicas de grande formato, com exatidão e controle mais preciso. Além das características dimensionais, este equipamento possibilitará o estudo de características superficiais (como peças com relevo), bem como um estudo, inédito no Brasil, para medição de curva de EPU natural de placas cerâmicas desde a saída do forno de queima até a quantidade de anos que se deseja. Esta tecnologia já é muita difundida e utilizada na indústria automobilística.

Desde o ano passado, o Comitê Técnico ISO/TC 189 vem estudando as medições das placas cerâmicas utilizando o braço a laser, algo inédito,  já que o CCB foi o primeiro laboratório a adquirir este equipamento no mundo.

CCB realizará segunda Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Sipat acontecerá de 17 a 21 de dezembro com diversas palestras e atividades

De 17 a 21 de dezembro, o Centro Cerâmico do Brasil (CCB), por meio de sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), realizará a segunda edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), que reunirá os colaboradores e funcionários nas palestras que serão relacionadas à saúde e qualidade de vida.

Na segunda-feira (17) de abertura, às 8h30, a psicóloga Camila Zelenovski ministrará a palestra sobre “Inteligência Emocional”. Já na terça (18), das 14 horas às 17 horas, os cursos de Nutrição, Farmácia e Fisioterapia da ASSER de Rio Claro vão oferecer quicky massage, aferição de glicemia e informações nutricionais.

Na quarta-feira (19), o tema ministrado será “Doenças Sexualmente Transmissíveis: Manifestações, Consequências, Prevenção e Tratamento”, com a enfermeira Monique de Grande Xavier, às 10 horas.

Na quinta-feira (20), será a vez da palestra sobre “Prevenção de Acidente do Trabalho”, com o técnico Wagner Marques. Na sexta-feira (21), será realizado o encerramento da SIPAT do CCB a partir das 8 horas.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes por legislação  deve obrigatoriamente fazer parte do calendário da Cipa  para que alguns temas obrigatórios sejam trabalhados anualmente com os colaboradores, como a Aids e as DSTs e palestras.

 

Comissão Técnica de Laboratórios de Ensaios realiza última reunião do ano

Foi realizada na Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP),  em São Paulo,  a última reunião de 2018 da Comissão Técnica de Laboratórios de Ensaios em Construção Civil – CT01, no dia 6 de dezembro.

Na reunião os laboratórios coordenadores fizeram as apresentações dos programas interlaboratoriais.

O CCB apresentou os resultados do 19º Programa Interlaboratorial de Placas Cerâmicas e do 6º Programa Intelaboratorial de Telhas de Concreto.

De acordo com a coordenadora da Qualidade do CCB, Fernanda Castelo de Paula, os  programas interlaboratoriais têm o objetivo de determinar a proficiência dos laboratórios para realização de ensaios, através de comparações entre os resultados obtidos entre os participantes. “ Dessa forma, estes programas são de suma importância para a manutenção da qualidade dos laboratórios”, explicou.

CCB participa do Seminário Brasileiro de Revestimentos Cerâmicos Sustentáveis

Nos dias 27 e 29 de novembro, a ANFACER promoveu o Seminário sobre Sustentabilidade nas cidades de Santa Gertrudes (São Paulo) e Criciúma (Santa Catarina), respectivamente.

A superintendente do CCB, Ana Paula Menegazzo, participou do evento que
marcou o preview de lançamento do Programa de Sustentabilidade Setorial, com objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável do segmento.

O programa visa ainda posicionar a indústria nacional de revestimento cerâmico; promover a inovação para a sustentabilidade empresarial; disseminar, gerar conteúdo, conhecimento e evolução sobre o tema; alavancar a economia sustentável na indústria cerâmica brasileira; desenvolver conteúdo que diferencie nosso produto na construção civil, entre outros.
Fonte: Anfacer