Norma de Revestimento Cerâmico de Fachada foi tema de palestra realizada no CCB

 

Em abril, nos dias 18 e 23, o CCB ofereceu aos fabricantes de revestimentos cerâmicos, engenheiros, arquitetos e técnicos da construção civil a palestra técnica “Análise das Principais Alterações da Norma de Revestimento Cerâmico de Fachada – NBR 13755/17”.

O objetivo da palestra, segundo o engenheiro do CCB, Mauricio Resende, foi apresentar as principais alterações da norma em questão para os profissionais adquirirem maior conhecimento e “divulgar ainda mais a importância da sua adequação”.

Estiveram presentes também a equipe da Biancogres, de Serra, no Espírito Santo e de acordo com a analista da Qualidade da empresa, Daniela Zanone Batista, responsável por confeccionar as embalagens, conhecer as mudanças para poder instruir os clientes que compram os seus produtos” foi o maior benefício de participar da palestra. “Esclarecemos nossas dúvidas com relação a outros requisitos atendidos pela norma e aproveitamos para conhecer de perto os laboratórios do CCB, que só ouvíamos falar”,falou.

O texto revisado da NBR 13755 – Projeto e Execução de Revestimentos Cerâmicos de Fachadas e Paredes Externas com a Utilização de Argamassa Colante foi publicado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no dia 14 de novembro de 2017. O texto, que passa a ter 57 páginas, altera itens como o índice de argamassa colante, emboço, fachadas e cerâmica; recomendações para a criação de projetos de fachadas; limitação do tamanho da cerâmica, entre outros.

 

Comissão de Placas Cerâmicas para Revestimento realiza primeira reunião do ano

 

Foram aprovadas duas normas para entrarem em consulta nacional

No dia 16 de abril, na sede da Anfacer, em São Paulo, aconteceu a primeira Reunião de 2018 da Comissão de Placas Cerâmicas para Revestimento (ABNT/CE-189:000.01).

O CCB, representado pela superintendente e coordenadora da Comissão, Ana Paula Menegazzo e o gerente Técnico do Laboratório e também secretário da Comissão, Fernando Silva, apresentaram e discutiram dentro da pauta sobre a aprovação do “Método de Ensaio para Determinação do Coeficiente de Atrito”, referente à norma ABNT NBR : Placas Cerâmicas.

A Comissão tem como objetivo discutir e estabelecer, por consenso, regras, diretrizes ou características para o referido assunto.

Entraram também em pauta o resumo da reunião do ISO/TC 189 realizada em GuangZhou/China dos dias 04 a 06 de dezembro de 2017; a aprovação para consulta nacional da norma ABNT NBR : Placas Cerâmicas – Definições, Classificação, Características e Marcação (ISO 13006 MOD) e o plano de trabalho e cronograma para 2018.

Representantes da FINEP Rio de Janeiro conhecem o CCB

 

No dia 11 de abril, o CCB recebeu a visita dos representantes da FINEP do Rio de Janeiro, Betina Lima Niemeyer e André Cabral de Souza.

Eles são do departamento de Petróleo e Mineração da Fundação e vieram conhecer as instalações dos nossos laboratórios, recepcionados pela superintendente Ana Paula Menegazzo.

Alunos de Design da faculdade Belas Artes visitam os laboratórios do CCB

Alunos de Design da faculdade Belas Artes visitam os laboratórios do CCB

Foi uma oportunidade de oferecermos aos futuros designers do estado de São Paulo uma vivência sobre todos os processos e procedimentos que salvaguardam a qualidade das placas cerâmicas produzidas e comercializadas no nosso país”, Márcia Pinto, professora

Dezenas de alunos dos cursos de Design de Produtos e de Interior do Centro Universitário Belas Artes visitaram a sede do Centro Cerâmico do Brasil (CCB) na última sexta-feira (06/04/2017), a convite da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer).

Recepcionados pelo designer do CCB, Marcos Serafim, eles puderam entender quais são os objetivos do CCB e a sua importância no setor da construção civil. Em seguida, organizados por três grupos, eles participaram de um tour pelos laboratórios, acompanhados do supervisor Johnny Fernandes Mariano Henrique e da coordenadora da Qualidade , Fernanda Batista Castelo de Paula.

De acordo com a professora Márcia Pinto da Silva, a visita foi um divisor de águas tanto para os professores, quanto aos alunos. “Foi uma oportunidade de oferecermos aos futuros designers do estado de São Paulo uma vivência sobre todos os processos e procedimentos que salvaguardam a qualidade das placas cerâmicas produzidas e comercializadas no nosso país. Nós desconhecíamos de toda a trajetória de um produto e não imaginávamos que, diariamente, vem sendo feito em todo o país um controle de qualidade de tamanho esmero até chegar ao consumidor final”, disse Márcia reforçando que, em sua opinião, todo o trabalho desenvolvido no CCB engrandece o parque fabril brasileiro. “Foi uma honra que os nossos alunos puderam acompanhar todos esses processos”, disse.

A aluna Raissa, estudante do quarto ano de Design de Produtos está desenvolvendo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre cerâmica. “Meu trabalho consiste no aproveitamento de cacos de cerâmicas descartados e eu saio do CCB hoje com muitas dicas que me foram oferecidas de como tratar esses materiais. Além disso, conhecemos mais sobre as pesquisas desenvolvidas e as Normas que têm que ser seguidas”, finalizou.

Após a visita ao CCB, os alunos conheceram a sede da Aspacer e das instalações da Cerâmica Delta.