CCB recebe prêmio de fornecedor do ano no XVI Prêmio Mundo Cerâmico

O CCB teve a honra de receber, na última terça-feira (21-11), o prêmio de Fornecedor do Ano, na categoria  Institutos de Ensino, Qualidade e Pesquisa, que faz parte do XVI Prêmio Mundo Cerâmico e dos 25 anos da Revista Mundo Cerâmico.

A cerimônia de entrega reuniu diversas empresas e instituições do setor cerâmico e aconteceu no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. A homenagem ao CCB foi recebida pela superintendente do CCB, Ana Paula Manegazzo.

O CCB venceu com 26% dos votos num total de 12 institutos mencionados. A Savane, empresa certificada pelo CCB foi premiada como empresa do ano e o Sr. Valmir Carnavale, como ceramista do ano!

Ana Paula disse que ficou honrada em receber o prêmio e ressaltou algumas conquistas realizadas deste ano. “Fazia tempo que não recebíamos esse prêmio e estamos muito realizados, pois é um reconhecimento frente às diversas conquistas garantidas em 2017 direcionadas ao setor cerâmico. Uma delas, é que fomos cadastrados como Instituição Técnica de Avaliação (ITA) junto ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades”, disse Ana Paula. O CCB também avançou no mercado internacional e receberá os primeiros ensaios para exportação para a Arábia Saudita, que serão realizados conforme a ISO 10545. “Também ficamos honrados em saber que a Savane, empresa certificada pela qualidade CCB, venceu como empresa do ano. Isso mostra que estamos seguindo o caminho certo”, falou a superintendente.

O promotor do evento e editor-chefe da Revista Mundo Ceramico, Lázzaro Menasce, agradeceu a todos os presentes e disse que o prêmio é resultado do reconhecimento de um trabalho que envolve muito esforço e história. “Ficamos felizes de poder oferecer esse prêmio para vocês”.

 

 

Certificação recebe avaliador para auditoria interna

Como parte das atividades da qualidade e melhoria contínua a equipe de Certificação do CCB recebeu, nos dias 13 e 14 de novembro, o avaliador Gilmar Valle para a realização de auditoria interna.

Essa atividade é anual e tem como objetivo avaliar a conformidade de acordo com os requisitos normativos aplicáveis a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Certificação de Produtos e operação do PSQ de Placas Cerâmicas como Entidade Gestora Técnica.

Faro ministra treinamento no CCB para a utilização do braço a laser

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, a equipe do Centro Cerâmico do Brasil (CCB) recebeu a Faro Technologies, que ministrou um treinamento para a utilização do novo equipamento adquirido: o braço a laser para medição das características geométricas de placas cerâmicas de grandes formatos.
O CCB, com o apoio da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer)  e da Associação Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), adquiriu o equipamento braço tridimensional a laser FARO EDGE, que possibilitará uma ampla pesquisa tecnológica para o desenvolvimento de uma nova metodologia de ensaio para a medição das características dimensionais de placas cerâmicas de grande formato, com exatidão e controle mais preciso. Além das características dimensionais, este equipamento possibilitará o estudo de características superficiais (como peças com relevo), bem como um estudo, inédito no Brasil, para medição de curva de EPU natural de placas cerâmicas desde a saída do forno de queima até a quantidade de anos que se deseja. Esta tecnologia já é muita difundida e utilizada na indústria automobilística.

“Em apenas dois minutos, nós medimos trimendisionalmente uma amostra cerâmica ganhando 10 minutos do que os métodos convencionais. Sem contar na precisão dos resultados”, disse o especialista da Faro, Clauson Lacerda.

As pesquisas realizadas com este novo equipamento serão encaminhadas ao ISO/TC 189 (Technical Committee 189) para auxiliar os estudos que estão sendo realizados na Itália (Centro Cerâmico de Bologna) e nos EUA (Tile Council of North America) com o intuito de revisar o ensaio da ISO 10545-2 (Determination of Dimensions and surface quality) para peças de grandes formatos. É o CCB colaborando para a melhoria das normas internacionais!

CCB recebe representantes da área cerâmica de todo o país

Participantes de diversas regiões do país da área cerâmica estiveram no CCB para a realização de duas reuniões, no dia 24 de outubro.

No período da manhã: ABNT/CE-179:000.001 – Comissão de Estudos Blocos Cerâmico. Nesta reunião, entraram em análise os votos da Consulta Nacional do projeto NBR 15.270 – Componentes cerâmicos ─ Blocos e tijolos para alvenaria estrutural e de vedação e para alvenaria racionalizada.

Já no período da tarde: ABNT/CE-179:000.002 – Comissão de Estudos Telhas Cerâmicas. Os participantes aproveitaram o momento para conhecer os laboratórios do CCB.

O presidente do Sinduscon Lydio Bandeira de Mello, esteve nas reuniões e também visitou os laboratórios do CCB. “Fiquei surpreendido, pois só conhecia o CCB com entidade voltada na atuação em placas cerâmicas e vi que estão estruturados para a realização de outros tipos de ensaios visando o desempenho requerido pelas Normas da ABNT”, disse Mello falando, também, da importância ao consumidor. “O consumidor tem mais segurança com o produto de qualidade adquirido, pois ele foi ensaiado e testado. Isso ajuda a quem vai comprar, como também, o construtor”, disse.