Como parte das atividades da qualidade e melhoria contínua a equipe de Certificação do CCB recebeu, nos dias 13 e 14 de novembro, o avaliador Gilmar Valle para a realização de auditoria interna.

Essa atividade é anual e tem como objetivo avaliar a conformidade de acordo com os requisitos normativos aplicáveis a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Certificação de Produtos e operação do PSQ de Placas Cerâmicas como Entidade Gestora Técnica.

Faro ministra treinamento no CCB para a utilização do braço a laser

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, a equipe do Centro Cerâmico do Brasil (CCB) recebeu a Faro Technologies, que ministrou um treinamento para a utilização do novo equipamento adquirido: o braço a laser para medição das características geométricas de placas cerâmicas de grandes formatos.
O CCB, com o apoio da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer)  e da Associação …. (ANFACER), adquiriu o equipamento braço tridimensional a laser FARO EDGE, que possibilitará uma ampla pesquisa tecnológica para o desenvolvimento de uma nova metodologia de ensaio para a medição das características dimensionais de placas cerâmicas de grande formato, com exatidão e controle mais preciso. Além das características dimensionais, este equipamento possibilitará o estudo de características superficiais (como peças com relevo), bem como um estudo, inédito no Brasil, para medição de curva de EPU natural de placas cerâmicas desde a saída do forno de queima até a quantidade de anos que se deseja. Esta tecnologia já é muita difundida e utilizada na indústria automobilística.

“Em apenas dois minutos, nós medimos trimendisionalmente uma amostra cerâmica ganhando 10 minutos do que os métodos convencionais. Sem contar na precisão dos resultados”, disse o especialista da Faro, Clauson Lacerda.

As pesquisas realizadas com este novo equipamento serão encaminhadas ao ISO/TC 189 (Technical Committee 189) para auxiliar os estudos que estão sendo realizados na Itália (Centro Cerâmico de Bologna) e nos EUA (Tile Council of North America) com o intuito de revisar o ensaio da ISO 10545-2 (Determination of Dimensions and surface quality) para peças de grandes formatos. É o CCB colaborando para a melhoria das normas internacionais!

CCB recebe representantes da área cerâmica de todo o país

Participantes de diversas regiões do país da área cerâmica estiveram no CCB para a realização de duas reuniões, no dia 24 de outubro.

No período da manhã: ABNT/CE-179:000.001 – Comissão de Estudos Blocos Cerâmico. Nesta reunião, entraram em análise os votos da Consulta Nacional do projeto NBR 15.270 – Componentes cerâmicos ─ Blocos e tijolos para alvenaria estrutural e de vedação e para alvenaria racionalizada.

Já no período da tarde: ABNT/CE-179:000.002 – Comissão de Estudos Telhas Cerâmicas. Os participantes aproveitaram o momento para conhecer os laboratórios do CCB.

O presidente do Sinduscon Lydio Bandeira de Mello, esteve nas reuniões e também visitou os laboratórios do CCB. “Fiquei surpreendido, pois só conhecia o CCB com entidade voltada na atuação em placas cerâmicas e vi que estão estruturados para a realização de outros tipos de ensaios visando o desempenho requerido pelas Normas da ABNT”, disse Mello falando, também, da importância ao consumidor. “O consumidor tem mais segurança com o produto de qualidade adquirido, pois ele foi ensaiado e testado. Isso ajuda a quem vai comprar, como também, o construtor”, disse.