Designer do CCB será palestrante no Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha

 

De 20 a 22 de setembro acontecerá, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, o 46º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, um evento tradicional para todas as regiões do país e direcionado exclusivamente à cerâmica estrutural, que atua como setor gerador de mão-de-obra intensiva e indispensável na construção civil.

O evento, organizado pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica, a Anicer, terá como palestrante, no dia 21 (quinta-feira), das 14 horas às 15h10, o designer do Centro Cerâmico do Brasil, o CCB, Marcos Serafim, apresentando o tema “Desenvolvimento de novos produtos frente às necessidades do mercado”.

Serafim tem grande reconhecimento e renome na área de design cerâmico e foi o responsável pelo desenvolvimento do projeto de pisos cerâmicos intertravados chamados de ‘Adoquins’, que teve concessão de registro na Revista da Propriedade Industrial – RPI, nº 2369, em 2017. O projeto também será apresentado em sua palestra.

Toda a programação do evento pode ser vista no link: http://anicer.com.br/encontro46/programacao/

Marcos Serafim, designer do CCB

Normalização das placas cerâmicas entra em Consulta Nacional pela ABNT

 

Está entrando em votação para Consulta Nacional o texto de revisão das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de Placas Cerâmicas para Revestimento. O setor adotará na íntegra as normas de métodos de ensaios internacionais, as quais passarão a ser identificadas como ABNT NBR ISO 10545 (Partes 1 a 16). Estas normas foram revisadas pela Comissão de Estudos de Placas Cerâmicas para Revestimento (CE-189:000.001), coordenadas pela superintendente do CCB, Ana Paula Menegazzo.

De acordo com ela, todos os laboratórios e empresas deverão se adequar. “Como relação às normas de métodos de ensaios, são poucas mudanças relacionadas às normas já existentes, mas elas existem e serão essenciais, falou”. Também será revisada a norma de especificação de produtos, a qual será baseada na versão 2012 da ISO 13006.”

 Como funciona a normalização da ABNT

Quando surge a necessidade da normalização de determinado tema, a ABNT encaminha o assunto ao Comitê Técnico responsável, onde será exposto aos diversos setores envolvidos. Uma vez elaborado o Projeto de Norma com o assunto solicitado, ele é então submetido à Consulta Nacional. Neste processo, o Projeto de Norma, elaborado por uma Comissão de Estudo representativa das partes interessadas e setores envolvidos com o tema, é submetido à apreciação da sociedade. Durante este período, qualquer interessado pode se manifestar, sem qualquer ônus, a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação do texto como apresentado; a aprovação do texto com sugestões; ou sua não aprovação, devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação.

O objetivo da normalização é o estabelecimento de soluções, por consenso das partes interessadas, para assuntos que têm caráter repetitivo, tornando-se uma ferramenta poderosa na autodisciplina dos agentes ativos dos mercados, ao simplificar os assuntos, e evidenciando ao legislador se é necessária regulamentação específica em matérias não cobertas por normas. (Fonte:site ABNT)

 

 

Laboratório de Monte Carmelo recebe auditoria do CCB

Nos dias 23  e 24 de agosto, o CCB realizou a auditoria pela NBR ISO/IEC 17025 no  Laboratório de Monte Carmelo, o Lemc, em Minas Gerais.

A auditoria foi realizada pelo consultor Anderson Vieira e, segundo ele,  faz parte do processo de certificação do produto para revalidar as atividades de amostragem. “Fortalecemos,  assim, a credibilidade da certificação INMETRO/CCB.”

Associação Brasileira de Cimento visita os laboratórios do CCB

Na última segunda-feira (17/08), o CCB recebeu a visita da equipe da Associação Brasileira de Cimento Portland, a ABCP, que foi recepcionada pela superintendente Ana Paula Menegazzo.

A ABCP é reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em tecnologia do cimento e a entidade tem usado sua expertise para o suporte a grandes obras da engenharia brasileira e para a transferência de tecnologia das mais diversas formas.

O objetivo da visita foi conhecer os laboratórios do CCB.

Designers cerâmicos do país foram premiados no 5º Prêmio Nacional ASPACER de Design

Em parceria com o CCB, evento teve como vencedora de maior pontuação, Kuka Pacheco, da Cerâmica Savane

Nos dias 07 e 08 de agosto, a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), em parceria com o CCB, realizou o 6º Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos e o 5º Prêmio Nacional ASPACER de Design.

O Fórum, contou com mais de 16 horas de palestras intermediadas por importantes profissionais do setor com objetivo de buscar novos modelos criativos que poderão ser aplicados aos projetos cerâmicos.

Já no Prêmio, foram expostos 56 painéis de designers das principais empresas cerâmicas do país inscritos nas categorias: Fabricantes, processos via seca, porcelanato e pastilhas e peças especiais, categoria Fornecedor e a nova categoria Conceito. A grande vencedora da noite, com maior pontuação de 635 pontos, foi  Kuka Pacheco, da Cerâmica Savane, empresa localizada em Rio Claro.

Para o designer do CCB, mediador de painel no Fórum e coordenador do Júri do Prêmio, Marcos Serafim, o que mais chamou atenção nesses painéis foi com relação a qualidade dos produtos e a evolução da estética das peças apresentadas nesta edição. “ O setor cerâmico ganha cada vez mais credibilidade e respeito com relação ao desenvolvimento de seus produtos, o que contribui estar em maior destaque “, disse.

Também foram contemplados com a premiação em dinheiro, troféu e menção honrosa: Categoria Fornecedor: 1º lugar – Luciano Amancio Alves – Icon Estampos e Moldes e 2º lugar – Geonini Eugênio Dierings – Smaltceram; Categoria Fabricante – Pastilhas e Peças Especiais: 1º lugar – Gisele Matiola Simon – Ceusa Revestimentos Cerâmicos e 2º lugar – Patrícia Loch Zanivan – Cerâmica Portinari; Categoria Porcelanato: 1º lugar – Michelle Picelli – Incefra e 2º lugar – Denizia Mateus Satiro – Massima Revestimentos Cerâmicos; Categoria Via Seca: 1º lugar – Kuka Pacheco – Cerâmica Savane e 2º lugar – Miguel Felipe Capobianco – Cerâmica Formigrês e Categoria Conceito: 1º lugar – Denizia Mateus Satiro – Ceusa Revestimentos Cerâmicos e 2º lugar – Mateus Henrique Lahr – Cedasa Indústria e Comércio de Pisos.

 6º Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos

A mesa de honra do 6º Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos foi composta pelo designer do CCB, Marcos Serafim, o presidente da Aspacer, Benjamin Ferreira Neto e o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), Heitor de Almeida Neto.

Segundo relatou Benjamin Neto, por se tratar da sexta edição, “ já comprova o sucesso profissional do evento, bem com a sua importância para o setor, trazendo novidades e estimulando ainda mais os profissionais envolvidos”.

Para Heitor Neto, a área de design cerâmico é a principal responsável pela evolução do setor nos últimos anos. “Através deste evento, nós desafiamos todo o mercado do mundo, pois incentivamos os profissionais a criarem seus protótipos que, futuramente, serão transformados em produtos comerciais para sua determinada empresa. Através do Fórum, bem como do Prêmio Aspacer de Design, nós criamos mecanismos para avançarmos, ainda mais, no mercado mundial”, reforçou.

Esta edição do evento teve como tema “Rede- Conectando o Futuro do Design” que, segundo Serafim, tratou-se do conceito de união de pontos que formam um padrão, conexão de ideias, conectividade, internet, rede de pessoas, entre outras. “As palestras com os renomados profissionais e diferentes temas abordados  da área mostraram, o que nós, enquanto designers,  precisávamos ouvir para que nossos produtos sejam vendáveis lá  na frente e como podemos contribuir para que o setor continue em destaque cada vez mais”, falou o designer do CCB, mediador do painel com o tema “O Papel do Design na Indústria Cerâmica de Revestimento”, apresentado junto a importantes designers do país.

 

Norma de Desempenho foi tema de palestra do CCB na 3ª Capacita Arquiteto e Urbanista

 

Evento aconteceu em Guarulhos de 7 a 11 de agosto e tem como grande apoiadora, a Anfacer

De 7 a 11 de agosto, o Centro Cerâmico do Brasil (CCB), a convite da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) participou em Guarulhos da terceira edição do “Capacita Arquiteto e Urbanista”, semana de capacitação profissional que promoveu workshops, oficinas e cursos gratuitos, com discussões sobre pontos exclusivos da profissão, atualizações sobre temas de interesse e novidades nas diversas áreas de atuação e suas atribuições técnicas, a fim de fomentar o conhecimento, a criatividade, inovação e dinamismo nas práticas e conhecimentos de Arquitetura e Urbanismo.

No segundo dia de evento (8 de agosto), o engenheiro do CCB, Mauricio Resende, ministrou a palestra “Norma de Desempenho – Requisitos específicos para as placas cerâmicas”, das 15h30 às 17 horas, no Teatro Adamastor, Sala Cine Clube (Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos – SP). Segundo o profissional, a palestra foi importante para “mostrar aos arquitetos e projetistas as propriedades que devem ser consideradas para a correta especificação de placas cerâmicas para o atendimento dos requisitos da norma de desempenho de edifícios habitacionais, NBR 15575 ”, disse.

 

Começou hoje a sexta edição do Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos

Principais nomes do designer cerâmico brasileiro se dividem em 16 horas de palestras entre hoje e amanhã, na Aspacer

Começou hoje o 6º Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos, que se estende até amanhã, na Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer).

O evento conta com mais de 16 horas de palestras intermediadas por importantes profissionais do setor, e é uma parceria com o Centro Cerâmico do Brasil (CCB). Seu maior objetivo é buscar novos modelos criativos que possam ser aplicados aos projetos cerâmicos.

A abertura do Fórum contou com a mesa de honra composta pelo designer do CCB, Marcos Serafim, o presidente da Aspacer, Benjamin Ferreira Neto e o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), Heitor de Almeida Neto.

Segundo relatou Benjamin Neto, por se tratar já da sexta edição, “ já comprova o sucesso profissional do evento, bem com a sua importância para o setor, trazendo novidades e estimulando ainda mais os profissionais envolvidos”.

Para Heitor Neto, a área de design cerâmico é a principal responsável pela evolução do setor nos últimos anos. “Através deste evento, nós estamos desafiando todo o mercado do mundo, pois incentivamos os profissionais a criarem seus protótipos que, futuramente, serão transformados em produtos comerciais para sua determinada empresa. Através do Fórum, bem como do Prêmio Aspacer de Design, nós criamos mecanismos para avançarmos, ainda mais, no mercado mundial”, reforçou.

Esta edição do evento tem como tema “Rede- Conectando o Futuro do Design” que, segundo Serafim, trata-se do conceito de união de pontos que formam um padrão, conexão de ideias, conectividade, internet, rede de pessoas, entre outras. “As palestras com os renomados profissionais e diferentes temas abordados  da área vão mostrar o que nós, enquanto designers,  precisamos ouvir para que nossos produtos sejam vendáveis lá  na frente e como podemos contribuir para que o setor continue em destaque cada vez mais”, falou o designer do CCB que também será mediador do painel com o tema “O Papel do Design na Indústria Cerâmica de Revestimento”, que será apresentado amanhã, junto a importantes designers do país, às 16h30, dentro da programação do evento.

Ainda amanhã (08/08), será apresentado o 5º Prêmio Nacional Aspacer de Design,  com os melhores temas dos últimos tempos na área de inovação e designers das principais empresas do Brasil.

Todas as informações do evento podem ser conferidas no site da Aspacer: http://www.aspacer.com.br

Designer do CCB será mediador de painel no 6º Fórum Nacional de Design

 

Evento acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto na Aspacer

Nos dias 6 e 7 de agosto,  a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), em parceria com o Centro Cerâmico do Brasil (CCB), realiza um dos eventos mais importantes da área de inovação e design cerâmico do país: o 5º Prêmio Nacional Aspacer de Design, que acontece simultaneamente ao 6º Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos, com os melhores temas dos últimos tempos na área de inovação e design.

O Prêmio contará com a participação de empresas de todo o país e tem como principal objetivo descobrir e estimular os novos talentos da área de criação das indústrias cerâmicas, além de incentivar a inovação de produtos, valorizando o trabalho desenvolvido por esses profissionais.

Durante o 6º Fórum, a Aspacer preparou um Painel de Design, com a participação de profissionais de destaque no setor. Com o tema “O Papel do Design na Indústria Cerâmica de Revestimento”, o painel, que terá como mediador o design do CCB, Marcos Serafim, reunirá profissionais da área e responsáveis pelo desenvolvimento de produtos, no intuito de levantar questões que sejam pertinentes ao cotidiano dos designers dentro da empresa, que apontem novos caminhos.

Os temas apresentados no 6º Fórum Nacional, segundo Serafim, tratarão de inovação, tendência, processo criativo e produção. “O evento é de extrema importância, uma vez que oferece ao setor criativo das empresas, ferramentas que podem ser revertidas para o processo de desenvolvimento de novos produtos”, afirmou Serafim.

O CCB, desde as primeiras edições do Fórum e do Prêmio, esteve como apoiador dos eventos. “Além de mediador, dou todo o suporte técnico aos eventos, desde a elaboração dos logotipos, elaboração do regulamento do Prêmio e presidência do júri e colaboro na coordenação técnica do Fórum”, explicou Serafim ressaltando que é importante que o CCB reafirme seu compromisso com a inovação e o design dos produtos cerâmicos, como agenda importante no fortalecimento do setor.

Mais informações do evento, bem como sua programação, podem ser conferidas no site da Aspacer.

Marcos Serafim, designer do CCB

CCB realiza Assembleia Geral referente ao primeiro semestre de 2017

Ata foi aprovada por unanimidade pelos associados presentes

Empresas associadas participaram, na terça-feira (25 de julho), da Assembleia Geral do CCB, que foi presidida pela superintendente Ana Paula Menegazzo.

Na ocasião, foram apresentados os resultados das atividades realizadas e alcançadas pelo CCB durante o primeiro semestre de 2017 relacionados às áreas como a da Certificação, cujo objetivo e foco de trabalho consiste em fornecer serviços de certificação de produtos e Sistema de Gestão de Qualidade para a cadeia produtiva da construção civil. De acordo com Ana Paula, “esse é o foco que estamos trabalhando arduamente: na certificação de produtos como placas, telhas, blocos cerâmicos, porcelanatos e telhas de concreto”, disse.

Além da certificação foi apresentado, também, um resumo das atividades relacionadas aos Ensaios Laboratoriais, importantes centros difusores e fornecedores de novas tecnologias e informações técnicas para as empresas participantes da cadeia produtiva de placas cerâmicas no cenário nacional e internacional; P&D&Inovação Tecnológica, Assistência Técnica Pós–Venda; Design; Assessoria de Imprensa e resultados financeiros.

Na oportunidade, Ana Paula aproveitou também para mencionar que, com a nova sede, o CCB teve sua extensão de escopo aprovada pelo Inmetro para mais 29 ensaios (placas cerâmicas, telhas cerâmicas, telhas de concreto e ensaios de desempenho) e está com novos laboratórios: argamassa colante e rejuntamento, congelamento, atrito, etc. para poder atender ainda mais os clientes. “Além disso, o CCB está participando da rede SIBRATEC de Desempenho de Edificações, como também continua aguardando sua qualificação junto ao Ministério das Cidades para o credenciamento como  ITA (Instituição Técnica de Avaliação)”, falou.

Ana Paula ainda destacou a implantação de novos ensaios dentro do Laboratório de Desempenho, são eles: os de estanqueidade cobertura; impermeabilidade de telhas de concreto; argamassa colante; argamassa de rejuntamento; argamassa de revestimento; acústica em campo e lajes pré-fabricadas.

Estiveram presentes na reunião os representantes das empresas associadas ao CCB: Delta Cerâmica, Aspacer, Cerâmica Villagres, Cerâmica Porto Ferreira S/A; Cerâmica Atlas Ltda, Grupo Embramaco e Lef Pisos e Revestimentos Ltda.

A ata foi aprovada por unanimidade.