CCB realiza mais uma auditoria da certificação de produtos em empresas

Nos dias 27 e 28 de junho 2017 foi realizado mais um ciclo de auditoria testemunhada pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO com o objetivo de avaliar a condução e competência técnica dos auditores do CCB.

As auditorias foram realizadas nas unidades Eurotop Telhas de Concreto e Selecta Blocos, do grupo Estrutural.

Mais uma vez CCB está contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria da construção civil.

Equipe CCB e INMETRO
Bloco certificado pelo CCB/INMETRO

Valtimir Ribeirão foi grande apoiador do CCB

No último sábado (24/06), Santa Gertrudes perdeu um grande personagem da sua história, o ex-prefeito Valtimir Ribeirão, que governou a cidade por quatro mandatos.

O CCB, em nome do presidente José Octávio Armani Paschoal, e a superintendente Ana Paula Menegazzo, comunica o profundo pesar ao Sr. Ribeirão, que foi tão importante para história da nova sede inaugurada em junho de 2016.

“Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito Valtimir Ribeirão, em Santa Gertrudes. Além de ter exercido o cargo de prefeito da cidade por quatro mandatos, os quais foram muito bem sucedidos, Ribeirão teve uma grande importância para o CCB. Graças ao seu mandato, e com o seu decisivo apoio, que tivemos aprovada a cessão do terreno onde foi construída a nova sede da nossa entidade, que emprega muitos funcionários da cidade e gera muitos serviços e receitas. Este é um exemplo de um cidadão que, como prefeito, realmente serviu à comunidade. Neste sentido, ao nos dirigir a todos os familiares do ex-prefeito Valtimir, com quem nos solidarizamos neste momento de profundo pesar, expressamos também nossa gratidão por tudo que foi conquistado com o apoio do Sr. Valtimir”, falou o presidente do CCB.

CCB assina convênio para dar início à parte 2 das pesquisas sobre destacamento de revestimento cerâmico

Convênio foi assinado junto com a Aspacer e Anfacer durante a nona edição da Fornecer

O Centro Cerâmico do Brasil (CCB) assinou, junto a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), e a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), um convênio para dar início aos trabalhos da parte 2 das pesquisas sobre destacamento de revestimento cerâmico.

Essa parte do trabalho estudará a interface de argamassa colante para revestimento.

O convênio foi assinado no estande do CCB durante a nona edição do Encontro Internacional de Fornecedores e Cerâmicas, o Fornecer, que aconteceu de 20 a 22 de junho na Aspacer e contou também com a presença do presidente da Associação, Benjamin Ferreira Neto, do diretor Executivo, Almir Guilherme, do presidente do CCB, José Octávio Armani Paschoal e da superintendente, Ana Paula Menegazzo.

Segundo Ana Paula, é uma excelente notícia que vai deixar o setor da construção fortalecido. “Vamos conseguir agora iniciar os trabalhos, construindo painéis, realizando os ensaios de choque térmico de desempenho de produtos e simular as condições de uso. Esses estudos vão gerar, tanto ao CCB, tanto para o setor, um grau de conhecimento gigante e todo mundo vai sair fortalecido”, falou.

Ana Paula ainda ressaltou que trata-se de uma pesquisa ampla que vai avaliar qual o grau de interação de placas cerâmicas e argamassa colante em relação aos destacamentos verificados no mercado. “Por isso, pretendemos identificar que tipo de argamassa colante será apropriada para o tipo de produto, conforme a classe de absorção”, disse.

Para o presidente da Aspacer, além do estreitamento de laço com o CCB, esse convênio é de suma importância para o conhecimento das novas tecnologias que vêm chegando no mercado. “Os processos produtivos têm mudado rapidamente e agora vamos entender toda essa evolução e mudança no mercado e, eventualmente, se for o caso, adaptar o produto, ou a argamassa colante e dizer o que tem quer ser feito para não termos problemas construtivos futuros”, ressaltou Benjamim Ferreira Neto.

Legenda da foto: Almir Guilherme (Diretor Executivo da Aspacer), Benjamin Ferreira Neto (Presidente da Aspacer), Ana Paula Menegazzo (Superintendente do CCB) e José Octávio Armani Paschoal (Presidente do CCB)

Convênio entre CCB e Aenor é destaque em site Espanhol

Em 2016,  o CCB assinou um convênio internacional de cooperação técnica de trabalho com a Aenor- Asociación Española de Normalización y Certificación, permitindo que as empresas cerâmicas certifiquem seus produtos em outros países, como o Equador.

O assunto foi publicado pelo importante site econômico de negócio internacional da Espanha. 

Veja a matéria abaixo ou clique AQUI!

Se firma un acuerdo entre AENOR y el Centro Cerámico do Brasil para impulsar las exportaciones

 Mediante esta alianza, AENOR emitirá certificados a productores de baldosas cerámicas en Brasil, que les permitirán llevar sus productos a otros países, como Ecuador o Arabia Saudí. El Centro Cerámico do Brasil realizará las inspecciones y ensayos.
El acuerdo se enmarca en la labor de AENOR para facilitar a las empresas la apertura de mercados para sus productos.

AENOR (Asociación Española de Normalización y Certificación) ha firmado un acuerdo de colaboración con el Centro Cerámico do Brasil (CCB) con el objetivo de impulsar las exportaciones de baldosas cerámicas fabricadas en Brasil a nuevos mercados.Mediante esta alianza, AENOR se encargará de realizar las auditorías y emitir certificados de conformidad necesarios para acceder  a países como Ecuador y Arabia Saudí, entre otros. Por su parte, el CCBrealizará las inspecciones y ensayos. Este acuerdo se enmarca en la labor de AENOR para facilitar a las empresas la exportación de sus productos a nuevos mercados y responde a su vocación de internacionalización. AENOR es una organización global que desarrolla operaciones en unos 80 países en las actividades de certificación, formación, servicios de inspección, validación y verificación de proyectos de reducción de emisiones, y cooperación internacional.

Este acuerdo, permitirá a las empresas cerámicas de Brasil cumplir con los requisitos técnicos de la Norma ISO 13006 “Baldosas cerámicas, definiciones, clasificación, características y marcado”, la referencia para el comercio internacional, siendo necesario su cumplimiento para el despacho aduanero de las cerámicas en numerosos países. Este documento establece la clasificación de las baldosas cerámicas en función del grado de absorción de agua y fija las características y métodos de ensayo que se deben cumplir. Igualmente indica cómo debe hacerse el marcado del producto y los símbolos recomendados de uso. Su cumplimiento es necesario para el despacho aduanero de las cerámicas en numerosos países.

Actualmente, AENOR  tiene autorización para emitir certificados de conformidad en países como Arabia Saudí, Argelia, Ecuador, Rusia, Bielorrusia, Kazajistán, Uzbekistán y Armenia, entre otros

Brasil es el segundo productor mundial de cerámica con más de 6.000 millones de m2 fabricados en 2014, el 7,3% de la cuota mundial.

Acuerdos con otros países

Este acuerdo se enmarca en la labor de AENOR para facilitar a las empresas su expansión internacional hacia mercados clave. La entidad tiene autorización para emitir certificados de conformidad de producto necesarios para acceder a Arabia Saudí, Argelia, Ecuador, Rusia, Bielorrusia, Kazajistán, Uzbekistán y Armenia, entre otros.

La actividad de AENOR para facilitar la exportación también comprende acuerdos con mercados relevantes para facilitar los intercambios comerciales, así como el servicio Market Access. Entre otras acciones, la entidad realiza inspección previa al embarque, inspección durante la carga, precintado de bultos y contenedores o resolución de incidencias en aduanas. AENOR ha realizado unas 5.500 inspecciones de mercancías.

El Centro Cerámico do Brasil es una entidad de derecho privado, sin ánimo de lucro, que reúne a las empresas miembros del sector cerámico brasileño. Su objetivo es desarrollar y poner en práctica las normas técnicas y garantizar la calidad de los productos cerámicos, así como actuar como una entidad tecnológica del sector cerámico. El CCB está acreditado por el organismo brasileño de acreditación, INMETRO, para el ensayo de baldosas cerámicas, azulejos y bloques de hormigón para mampostería.

Auditores da Certificação participam de Workshop sobre sistemas de gestão da qualidade

Nesta sexta-feira (16/06), a equipe de auditores da Certificação do CCB participou, na própria sede do CCB, do Workshop intitulado “Mentalidade de riscos e ações para abordar riscos e oportunidades na Norma ABNT NBR ISO 9001/2015, referente aos sistemas de gestão da qualidade.

O objetivo do Workshop ministrado pelo auditor do CCB, Jeferson Luiz, foi harmonizar o conceito de abordagem dos auditores aos clientes do CCB, durante as auditorias.

 

Comissão de Placas Cerâmicas para Revestimento se reúne na Anfacer

A superintendente do CCB, Ana Paula Menegazzo, participou, na nova sede da Anfacer, em São Paulo, da 1ª Comissão de Placas Cerâmicas para Revestimento (ABNT/CE-189:000.01), que aconteceu no dia 12 de junho.

A comissão foi criada pela ABNT, como único Foro Nacional de Normalização, mediante a demanda de normalização no campo de Placas Cerâmicas.

Seu objetivo é discutir e estabelecer, por consenso, regras, diretrizes ou características para o referido assunto.

 

Gerente da Qualidade do CCB participa do lançamento do projeto “Reforma Legal” na Fecomércio RN

“Reforma Legal” pretende conscientizar empresas e consumidores sobre atendimento às normas técnicas no setor de materiais de construção

Empresários do varejo de materiais de construção e representantes do Procon e do Ipem RN se reuniram na manhã da última quinta-feira, 8, na sede da Fecomércio RN para o lançamento do projeto “Reforma Legal”, uma iniciativa da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Amanaco), em parceria com Centro Cerâmico do Brasil (CCB) e as instituições estaduais. O objetivo é conscientizar empresas e consumidores sobre a importância do cumprimento das normas técnicas nos produtos comercializados pelo setor.

Os empresários puderam esclarecer dúvidas sobre as normas técnicas e certificados exigidos no segmento de materiais de construção.

“Esta é uma iniciativa que merece o aplauso e o apoio de todo o mercado, pois estamos lidando com valores como ética, lisura e respeito ao nosso bem maior que são os clientes”, afirmou o membro da Câmara do Comércio de Materiais de Construção da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Luiz Lacerda.

Durante o evento, o gerente de Certificação do Centro Brasileiro de Cerâmica, Marcelo Dias Caridade, realizou uma palestra explicando como funciona todo o processo de legalização de um produto nas normas técnicas exigidas. “A nossa função é de aprimorar cada vez mais os produtos, avaliando com bastante critério para garantir o selo de comercialização, trazendo qualidade e garantia aos consumidores”, ressaltou Marcelo Dias.

O evento contou ainda com as presenças do vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz, Márcio Macêdo; diretor da Fecomércio, Marcantoni Gadelha; do presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do RN, Vargas Soliz Pessoa; do diretor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Carlos Vinícius Aragão.

O gerente de Qualidade do CCB, Marcelo Caridade.
Foto: Ass. Imp. Fecomercio RN
Matéria: Assessoria de Imprensa Fecomércio RN

Novas medições à laser estão sendo estudadas pelo CCB

Estão sendo realizados no CCB desde o fim de maio, estudos de uma nova metodologia de ensaios com braço a laser para a medição das características geométricas de placas cerâmicas em grandes formatos.

A iniciativa, em fase inicial de testes, contou com a parceria da Faro (empresa que desenvolve e comercializa tecnologia de medição em 3D) e da Hexagon, Manufacturing Intelligence-South América.

O CCB, mais uma vez, busca inovar seus métodos de ensaio para estar em conformidade com as tecnologias mais atualizadas e demandas do setor de revestimentos cerâmicos!

Inscrições abertas para o treinamento de capacitação do CCB em junho

Dando continuidade aos treinamentos de auxílio na capacitação de técnicos e funcionários do setor da indústria da construção civil, o Centro Cerâmico do Brasil (CCB) está com inscrições abertas para a temática de junho.

Engenheiros civis, arquitetos, fabricantes de materiais de construção civil, projetistas, estudantes de engenharia civil e arquitetura já podem se programar para o treinamento com o tema “Execução de Revestimento Cerâmico (Fachada, Piso e Parede Interna”, incorporando a revisão da Norma de revestimento de fachada ABNT NBR 13755 (dias 20 e 27).

Apresentados pelo engenheiro do CCB, Mauricio Resende, o treinamento vai mostrar e discutir os procedimentos de execução, os critérios de controle, de aceitação e a manutenção dos revestimentos cerâmicos, de forma a minimizar as patologias, principalmente os destacamentos.

Mais informações sobre este e todos os treinamentos, bem como as inscrições, podem ser adquiridas no e-mail rh@ccb.org.br , pelo telefone (19) 3545-9090 ou pelo site WWW.ccb.org.br.

O instrutor do treinamento e engenheiro do CCB, Mauricio Resende.

INSTRUTOR: Mauricio Resende
Resende é engenheiro civil formado pela UFMG, mestre em construção civil pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui experiência em desenvolvimento de sistemas construtivos, controle de qualidade de materiais de construção civil (atuou por 8 anos como gerente técnico da Falcão Bauer), treinamentos sobre qualidade, propriedade dos materiais de construção civil, projeto de revestimentos e de vedações verticais (palestrante de cursos de diversas associações, por exemplo, ABCP). Atualmente é consultor técnico do CCB e professor de graduação e mestrado da Universidade São Judas Tadeu em São Paulo e do curso de pós-graduação do IPOG.

Empresa distribuidora de energia ministra palestra sobre economia de consumo no CCB

Funcionários e colaboradores do CCB participaram, na última terça-feira (30), de uma palestra sobre uso racional de energia elétrica e segurança, com representantes da Elektro, Distribuidora de Energia.

Abordando o tema “Eficiência energética: costumes que devemos adotar para economizar energia no ambiente de trabalho com custo zero”, as informações foram apresentadas pelo técnico em Eletrotécnica da Elektro e o Técnico em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, Ricardo A. Bortoloti.

De acordo com o supervisor de manutenção do CCB,  Alexandre de Freitas Júnior, a equipe aprendeu o quanto podem economizar. “ Desligando o ar condicionado quando sair da sala, apagando as luzes quando não tiver ninguém no ambiente, reduzindo a potência instalada através de ações retrofit (sustentabilidade), com soluções de problemas em nossa empresa visando a melhoria de sua qualidade e produtividade, análise do consumo de energia elétrica, etc.”

Essas ações, segundo os palestrantes, também podem e devem ser aplicadas nos domicílios.