Nova prensa do CCB permite ensaios de compressão de paredes

 

O Centro Cerâmico do Brasil (CCB) está apto para atender novos ensaios na área de alvenaria e Desempenho para Edificações Habitacionais.

O novo pórtico possibilitará a realização de ensaios para determinação da resistência à compressão de paredes e pequenas paredes de alvenaria, realizados conforme as Normas NBR 15812-3 (ABNT, 2017), Alvenaria estrutural – Blocos cerâmicos e, NBR 16522 (ABNT, 2016), Alvenaria de blocos de concreto. Além desses ensaios voltados para área de alvenaria, a utilização do pórtico também tornará possível a realização de ensaios de resistência à compressão com carga excêntrica realizados conforme a Norma: NBR 15575-2 (ABNT, 2013) – Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais.

A realização desses novos ensaios amplia o campo de atuação do Centro Cerâmico do Brasil, permitindo uma contribua de maneira mais efetiva para o desenvolvimento do setor da construção civil.

O CCB possui um amplo e moderno laboratório de ensaios de produtos e sistemas construtivos, com pessoal altamente qualificado, sendo acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.

Atualmente, o LabCCB faz parte da Rede de Desempenho em Edificações Habitacionais, formada pelos mais importantes laboratórios do país que formam uma rede de ICT’s para apoio às empresas na adequação da Norma de Desempenho NBR 15.575/13, por meio do Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC).

Veja mais sobre os ensaios realizados pelo CCB no site: http://www.ccb.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *