Sustentabilidade foi foco de palestra realizada pela Anfacer no CCB

Palestra fez parte da iniciativa Anfacer + Sustentável ministrada por Amanda Neme

Nesta segunda-feira (16), aconteceu no Centro Cerâmico do Brasil (CCB) a palestra sobre “Sensibilização: Avaliação de Ciclo de Vida”, ministrada por Amanda Neme, da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer).

A palestra faz parte  da iniciativa Anfacer + Sustentável em parceria com o CCB que tem o objetivo de acompanhar o amadurecimento das empresas do setor cerâmico, com relação à incorporação de critérios de desenvolvimento sustentável na estratégia de negócios.

De acordo com Amanda, o CCB, sendo o principal certificador de análises do setor cerâmico, irá criar toda a base de sustentação do programa. “Para termos perenidade setorial e competitividade, temos que ampliar a visão de negócios, incorporando a sustentabilidade dento do plano de negócios e criar valor não só econômico, mas olhar para o valor social e ambiental, a fim de reduzir o impacto e aprimorando nossa competitividade. Assim, teremos um futuro e um crescimento sustentável dentro da indústria”, explicou.

 Sobre a Anfacer + Sustentável

Através dessa iniciativa, que visa  agregar o valor ambiental e social ao negócio, ao mesmo tempo gerando resultados econômicos, as empresas brasileiras reforçam a sua liderança global e ganham um diferencial competitivo e criam valor compartilhado nos mercados nacional e internacional.

Um dos seus objetivos é medir a pegada ambiental do setor, analisando o impacto em vários aspectos envolvendo a análise do ciclo de vida de matéria prima, água, energia, emissões, resíduos e transportes, por meio  de um inventário das emissões de carbono para melhorar a gestão e ajudar o Brasil a atender o protocolo de Paris.

“É um caminho sem volta e, junto com a Anfacer, vamos implementar essa sistemática para que, no futuro, tenhamos um padrão da indústria nacional”, disse a superintendente do CCB, Ana Paula Menegazzo reforçando sobre o desafio positivo que virá pela frente.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *