CCB abre agenda de treinamentos para capacitação profissional

Engenheiros civis, arquitetos, fabricantes de materiais de construção civil, projetistas, estudantes de engenharia civil e arquitetura já podem se programar

Devido a crescente evolução da qualidade da indústria cerâmica, o Centro Cerâmico do Brasil (CCB), Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado junto a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, para a certificação de Produtos e de Sistema de Gestão da Qualidade que exerce um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico e da qualidade dos produtos da indústria cerâmica brasileira, realizará, durante o ano de 2017, diversos treinamentos para auxiliar a capacitação de técnicos e funcionários do setor da indústria da construção civil.

Esses treinamentos, cujos temas são urgentes e relevantes ao setor da indústria da construção, são disponibilizados em dois modelos. Como “In Company”, ou seja, personalizados de forma a atender as necessidades do cliente, podendo assim, serem realizados na empresa, ou na própria sede do CCB e também os abertos para a comunidade, com temas pré-definidos e realizados no CCB, contando com salas climatizadas e equipamentos multimídia.

De acordo com um dos responsáveis pelos treinamentos, o coordenador de Assistência Técnica do CCB, Ronaldo Cesário, existe uma deficiência no mercado de mão de obra, por exemplo, na especificação dos produtos de acordo com os locais em que serão aplicados. “Também há deficiência de profissionais que identifiquem as possíveis patologias que venham a ocorrer nas placas cerâmicas e, por isso, ocorreu a ideia do CCB oferecer esses treinamentos- para formar profissionais capacitados que atendam às solicitações provenientes de reclamações de clientes, devido à ocorrência de prováveis defeitos em placas cerâmicas-”, falou.

Em abril, já aconteceu o primeiro treinamento intitulado “Análise de Defeitos em Placas Cerâmicas”, e o profissional agora capacitado poderá aplicar o conhecimento adquirido de acordo com a demanda de solicitações recebidas referentes aos problemas ocasionados no revestimento cerâmico.

Já o próximo treinamento agendado para o mês de maio, “Ensaios em Placas Cerâmicas conforme Normas ABNT NBR 13818 e ISO 10.545 – Teoria e Prática”, segundo Cesáreo, vai oferecer aos participantes a apresentação e interpretação dessas normas, relatar todos os requisitos e critérios utilizados na avaliação da conformidade de placas cerâmicas, além do acompanhamento prático na execução dos ensaios. “Reforçaremos a importância em formar profissionais capacitados a atuarem na área técnica de indústrias de placas cerâmicas e laboratórios de ensaios voltados para a avaliação deste tipo de produto”, disse Cesáreo explicando que o publico- alvo envolve assistentes técnicos, coordenadores técnicos, técnicos de Laboratório, coordenadores da Qualidade e lojistas no ramo da construção civil. “Na prática, o profissional poderá aplicar o conhecimento adquirido frente à necessidade da realização de ensaios laboratoriais e avaliação dos resultados obtidos, que poderão ser emitidos através de registros e/ou relatórios de ensaios”, explicou.

O engenheiro do CCB, Mauricio Resende, também ministrará treinamentos e salientou a importância. Um deles, sobre ABNT NBR 15575-1 Norma de Desempenho – Requisitos . “Este curso tem por objetivo apresentar a parte 1 da norma de desempenho de edifícios habitacionais, NBR 15575. Serão apresentados e discutidos os principais conceitos da norma de desempenho, entre eles, os conceitos de vida útil de projeto, durabilidade e garantia. Também serão apresentados e discutidos os requisitos gerais para os quais os edifícios devem ser projetados”, comentou.

Resende também será responsável pelo treinamento ABNT NBR 15575-3 Norma de Desempenho – Sistema de Pisos, cuja metodologia envolve aulas expositivas, discussão de casos, debates entre participantes e simulação de alguns ensaios no laboratório. “Neste será apresentada a parte 3 da norma de desempenho de edifícios habitacionais, NBR 15575 e, também, os requisitos e critérios de desempenho para os sistemas de pisos, bem como as metodologias de ensaios para a verificação destes requisitos e interpretação dos relatórios de ensaios”.

Outro treinamento de extrema importância para mercado a construção civil a ser oferecido pelo CCB é

Execução de Revestimento Cerâmico (Fachada, Piso e Parede Interna), que, segundo Resende, vai apresentar e discutir os procedimentos de execução, os critérios de controle e de aceitação e a manutenção dos revestimentos cerâmicos, de forma a minimizar as patologias, principalmente os destacamentos. “Também teremos sobre ABNT NBR 15575-4 Norma de Desempenho – Sistema de Vedações Verticais. Neste, acontecerão aulas expositivas, discussão de casos, debates entre participantes e simulação de alguns ensaios no laboratório”, falou. Este curso, no entanto, tem por objetivo apresentar a parte 4 da norma de desempenho de edifícios habitacionais, NBR 15575. “Vamos apresentar e discutir os requisitos e critérios de desempenho para os sistemas de vedações verticais, bem como as metodologias de ensaios para a verificação destes requisitos e interpretação dos relatórios de ensaios.”

O treinamento Projeto e Especificação de Revestimento Cerâmico vai apresentar e discutir as principais variáveis envolvidas na elaboração de um projeto de revestimento cerâmico, fundamentado nas normas nacionais e internacionais de assentamento, enfatizando as principais mudanças que deverão ocorrer na norma de revestimento cerâmico de fachada, NBR 13755, cuja a revisão deve ser publicada ainda este ano. “Dentre estas variáveis é ressaltada a especificação dos materiais constituintes do revestimento cerâmico (argamassa colante, placa cerâmica, selante) e discussão sobre juntas”, disse Resende.

No último treinamento a ser ministrado pelo engenheiro, ABNT NBR 15575-5 Norma de Desempenho – Sistema de Coberturas, além das aulas expositivas, discussão de casos e debates entre participantes, haverá, também, a simulação de alguns ensaios no laboratório. “Apresentaremos a parte 5 da norma de desempenho de edifícios habitacionais, NBR 15575, além dos requisitos e critérios de desempenho dos sistemas de coberturas, bem como as metodologias de ensaios para a verificação destes requisitos e interpretação dos relatórios de ensaios”, finalizou.

AGENDE-SE! Treinamentos e horários

Análise de Defeitos em Placas Cerâmicas (18 e 25 de abril – 6 horas divididas em dois dias);

Ensaios em Placas Cerâmicas conforme Normas ABNT NBR 13818 e ISO 10.545 – Teoria e Prática (09 e 16 de maio– 8 horas dividias em dois dias);

ABNT NBR 15575-1 Norma de Desempenho – Requisitos (23 e 30 de maio– 6 horas divididas em dois dias);

ABNT NBR 15575-3 Norma de Desempenho – Sistema de Pisos (06 e 13 de junho– 6 horas divididas em dois dias); Execução de Revestimento Cerâmico (Fachada, Piso e Parede Interna) (20 e 27 de junho– 6 horas divididas em dois dias);

NBR 15575-4 Norma de Desempenho – Sistema de Vedações Verticais (11 e 18 de julho– 6 horas divididas em dois dias);

Projeto e Especificação de Revestimento Cerâmico (25 de julho e 1 de agosto– 6 horas divididas em dois dias e ABNT NBR 15575-5 Norma de Desempenho – Sistema de Coberturas (15 e 22 de agosto- 6 horas divididas em dois dias).

 Como participar?

Todos os Treinamentos abertos da Agenda/2017 possuem uma carga horária de 6 horas e o investimento é de R$ 350,00 por pessoa. Quanto aos treinamentos com carga horária de 8 horas, o investimento é de R$ 450,00 por pessoa.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: rh@ccb.org.br

Público-alvo

Engenheiros Civis, Arquitetos, Fabricantes de Materiais de Construção Civil, Projetistas, Estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura a partir do 4ºano.

Sobre os profissionais

 Mauricio Resende

Resende é engenheiro civil formado pela UFMG, mestre em construção civil pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui experiência em desenvolvimento de sistemas construtivos, controle de qualidade de materiais de construção civil (atuou por 8 anos como gerente técnico da Falcão Bauer), treinamentos sobre qualidade, propriedade dos materiais de construção civil, projeto de revestimentos e de vedações verticais (palestrante de cursos de diversas associações, por exemplo, ABCP). Atualmente é consultor técnico do CCB e professor de graduação e mestrado da Universidade São Judas Tadeu em São Paulo e do curso de pós-graduação do IPOG.

Ronaldo Cesário

Cesário é graduado em processos químicos pela instituição Centro Universitário Hermínio Ometto. Possui qualificação técnica em química pelo Colégio Alem em processos de fabricação de revestimentos cerâmicos pelo Senai Mario Amato. Dispõe de ampla experiência na realização e avaliação de ensaios em placas cerâmicas para revestimento, além do conhecimento sobre os requisitos necessários para a implementação e manutenção do sistema de gestão da qualidade de laboratórios de ensaios e calibração. Trabalha há 15 anos no CCB desenvolvendo as mais diversas atividades, atuando nos setores de laboratório como técnico, supervisor técnico e coordenador da qualidade. Atualmente , responde pelas áreas de assistência técnica e treinamentos da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *