CCB ministra palestra em workshop na 15ª Expo Revestir

De 7 a 10 de março, aconteceu a edição 2017 da  EXPO REVESTIR e do FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, realizada mais um ano no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Já são 15 anos de um dos eventos mais importantes da construção civil da América Latina e, em mais um ano, o Centro Cerâmico do Brasil (CCB) teve frisante participação.

No dia 7, dia de abertura, foi realizado com o apoio do CCB e da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres  (Anfacer) e da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), o “Workshop Sistema de Revestimento”. Dentre as palestras, esteve a do engenheiro do CCB, Mauricio Resende, que discursou sobre o estudo científico de caracterização das argamassas colantes nacionais e internacionais, projeto este financiado pelas associações Anfacer e Aspacer.

Segundo o profissional, o tema da sua palestra foi escolhido, pois se trata da segunda parte do estudo científico sobre revestimento cerâmico que está sendo desenvolvido em três partes e em três instituições renomadas. “A primeira parte do estudo, que foi caracterização das placas cerâmicas, foi apresentada nos dois últimos workshops, e neste, apresentamos os primeiros resultados da parte de caracterização de argamassa colante”, disse Resende reforçando que se trata ainda da fase inicial. “Entretanto, falei somente da caracterização das propriedades mecânicas de diferentes argamassas colantes, que possibilitará definir quais argamassas farão parte da outra fase desta parte do estudo, bem como para verificar diferenças entre comportamentos delas”, disse.

Participar de um grande evento como a Expo Revestir, em seus 15 anos e, especialmente palestrar no workshop na presença de doutores e especialistas com vasto conhecimento científico na área de revestimento cerâmico, para Resende, é uma honra. “Desta forma, considero que foi uma responsabilidade enorme, pois estava falando para diversos representantes da indústria daconstrução civil e renomados pesquisadores”, falou.

 Workshop Sistema de Revestimento

O workshop realizado na 15ª edição da Expo Revestir teve o objetivo buscar a reflexão e discussões sobre diversas variáveis atuantes no revestimento cerâmico sob o ponto de vista de diferentes elos da cadeia produtiva. Sejam eles fabricantes, projetistas e construtores.  “A interação entre estes elos é de fundamental importância para a melhoria da produção do revestimento cerâmico”, finalizou Mauricio.

Além da palestra do CCB, aconteceu também a apresentação da engenheira da FCH Engenharia, Fabiana Ribeiro (Visão de um Projetista Especialista), do perito civil da Toten Engenharia. Alexandre Tomazelli e a mesa de debates e encerramento com os palestrantes com a participação do CBIC e Sinaprocim.

 14º Expo Revestir

Na última edição da Expo Revestir, realizada em 2016, a superintendente do CCB, Ana Paula Menegazzo lançou, no Fórum Internacional de Arquitetura e Construção o Manual Setorial de Desempenho da Indústria de Placas Cerâmicas para Revestimento, material este que representou um marco para a construção civil brasileira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *