CCB adquire novo instrumento digital para ensaio conforme norma americana

O CCB adquiriu recentemente em seu Laboratório o Tribômetro Digital, o BOT-3000E, um instrumento digital preciso e capaz de medir o coeficiente de atrito dinâmico e estático (COF) de superfícies de pedestres em laboratório e em campo.

De acordo com o gerente do LabCCB, Fernando Silva, trata-se de um dispositivo qualificado para atender a ANSI A326.3, norma americana para medição do coeficiente de atrito dinâmico de revestimentos. “O BOT 3000E pode fornecer resultados de coeficiente de fricção (COF) em campo em todas as superfícies de revestimentos. É o único dispositivo aprovado para uso conforme a ANSI A326.3, ensaio obrigatório para exportar produtos aos Estados Unidos”, falou.

O mercado americano é um forte importador de placas cerâmicas, mas possui suas normativas e exigências próprias. Já há alguns anos o setor cerâmico brasileiro tem solicitado ao CCB a realização de ensaios atendendo às normativas ASTM e ANSI. Sendo assim, O CCB fez a extensão de escopo junto ao Inmetro para acreditação dos ensaios conforme normativas ASTM, porém, faltava a aquisição do BOT-3000E para atendermos completamente a demanda do setor”, explicou a superintendente do CCB, Ana Paula Margarido ressaltando que algumas empresas possuem este equipamento, entretanto, alguns importadores exigem que os ensaios sejam realizados em laboratórios de terceira parte. “ Agora o CCB está apto a atender mais esta demanda das indústrias brasileiras que exportam aos EUA”, finalizou.